sábado, 29 de outubro de 2011

Associado ADECDHD nota 10!

Além de bom filho, bom irmão, excelente pai e avô! é um dos poucos ecologista do município de Rondon do Pará, Dionísio Almeida poeta; artesão; vivendo que nem passarinho, tem dedicado grande parte de seus sessenta e sete anos comemorado neste dia 27/10 ao meio ambiente. Mineiro de nascença adotou nosso município como sua terra de coração e aqui realizou seu sonho de criança "construir e morar numa casa na árvore" é neste ambiente agradável e ambientalmente correto que nos recebeu em seu Sítio para realizarmos a 1ª oficina de reciclagem de papel que contou com apoio da FUNARTE/Misistério da Cultura. Parabéns meu irmão que tu vivas bastante para defender por muitos anos ainda este nosso meio ambiente degradado e carente de seres vivo como você.
(Itamar Silva - diretor geral da ADECDHD)

Antonio Soares - Instrutor da oficina (esquerda) é o pota voz da homenagem de toda a turma a Dionísio Almeida (direita)
Designer arquitetônico e construção do próprio Dionísio
A preservação da natureza é seu maior patrimônio

PROJETO RECICLA BEM É EXECUTADO COM SUCESSO

Na noite do dia 28/10 na conclusão da oficina de reciclagem de papel promovida pela ADECDHD com apoio da FUNARTE os participantes foram presenteados com um coquetel de encerramento, na oportunidade fez-se uma exposição do material produzido; todos os que de tiveram 80 % de frequência receberam o certificado de participação.
Associada da ADECDHD Evanise inspeciona produção da oficina
Papel reciclado e produzido de diversas fibras; a exemplo de bananeira, pó de serra, espada de São Jorge.
Diversos artefatos produzidos durante oficina

O Tutor Antonio Soares participa da entrega de Certificados
Associado da ADECDHD e proprietário do Sítio onde foi realizada a oficina, Dionísio Almeida faz entrega de certificado
A Diretora Administrativa Danieli participa da entrega de certificados
Os professores Ronaldo Silva (a baixo) e Márcia Góes (a cima) da rede pública de ensino tambem entregam certificados aos participantes

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Recicla Bem

Está acontecendo desde o dia 24/10 a oficina de reciclagem de papel promovida pela ADECDHD com apoio da FUNART/MINISTÉRIO DA CULTURA através do projeto mais cultura Amazônia Legal. Está acontecendo em dois turno; vespertino e noturno no Sítio Aconchego de propriedade do associado Dionísio Almeida, localizado no Bairro Gusmão. O público alvo são jovens de 17 a 29 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores do bairro.








domingo, 23 de outubro de 2011

OFICINA DE RECICLAGEM II

Amanhã dia 24/10 é o grande dia, a ADECDHD com apoio da FUNART/Ministério da Cultura disponibiliza aos rondonenses qualificação em reciclagem de papel e fibras vegetais com a implantação do projeto RECICLA BEM. Agradecemos de coração ao associado Dionísio Almeida por nos ceder o espaço de seu Sítio para realização deste projeto "Sítio Aconchego no Bairro Gusmão". Contamos com mais de 60 (sessenta) jovens de dezessete a vinte e nove anos inscritos nos três turnos que serão disponibilizadas as oficinas.
O Profº Antonio Soares, instrutor da Fundação Curro Velho e do Museu Emílio Guedes já se encontra em nossa cidade para transmitir aos participantes todo seu conhecimento no assunto reciclagem.

sábado, 22 de outubro de 2011

Observatório Pan-Amazônico irá monitorar a floresta em todos os países que lhe fazem casa

Manaus (RV) - De 27 a 29 de outubro, realiza-se, em Manaus (Amazonas), o primeiro Seminário Internacional para a criação de um “Observatório Pan-Amazônico”. Esse encontro é iniciativa do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social e do Centro Social dos jesuítas na região amazônica.

A proposta de um Observatório Pan-Amazônico nasce, em primeiro lugar, da necessidade de colaborar para a resolução das situações de conflito nas quais estão envolvidas as populações locais, as quais sofrem a imposição de modelos de desenvolvimento neoliberal.

A ideia vem ainda da vontade de facilitar a leitura da realidade em colaboração com os movimentos e as entidades sociais que trabalham com os vários problemas que ameaçam a vida na Amazônia. Vê-se a necessidade de intensificar produções alternativas, em harmonia com a política de preservação do planeta e das florestas, que são patrimônio das comunidades e dos povos tradicionais.

A intenção é de que, em cada um dos países amazônicos (Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Guiana Inglesa, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela) haja um Observatório ligado à sede central. Mais informações no site www.sares.org.br . (ED)


terça-feira, 18 de outubro de 2011

OFICINA DE RECICLAGEM

A Coordenação da ADECDHD tomou a decisão de adiar a Oficina de Reciclagem em função da paralização dos professores da rede Estadual de ensino, vez que, grande parte do público alvo do projeto advém desta rede. Contamos com a compreensão dos demais inscritos e com certeza estaremos iniciando a mesma na próxima semana dia 24/10. Contamos com a presença de todos.

(APOIO FUNART/MINISTÉRIO DA CULTURA)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Reciclagem

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.

A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.

No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.

(FONTE: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem.html)