domingo, 18 de abril de 2010

Organizações Internacionais se interessam por Rondon do Pará

Franceses visitam Secma - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Consema - Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Estiveram no Município os Franceses Benuá e Roger Coralie. O primeiro, jornalista ligado a Ong que trabalha reportagens e vídeos sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia. O segundo, também ligado a organização não Governamental da Guyana Francesa (Association Environnement Ecologie d’Organabo), país visinho nosso, aqui na America do Sul. Eles já acompanham o desenvolvimento do nosso município desde o ano de 2006 e pretendem fazer um curta metragem (filme de pequena duração) sobre como o município trata seu desenvolvimento sustentado no meio da floresta Amazônica. Está previsto para o mês de julho retornar ao município para efetivamente efetuar as gravações.

Em dois mil e doze o Brasil deverá sediar novamente uma Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a exemplo da; Eco 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e esses Franceses querem apresentar nesta oportunidade, exatamente o que mudou de lá para cá com os investimentos da Agenda 21 por exemplo, no desenvolvimento das comunidades contempladas. Como é o nosso caso!

Na foto da esquerda para a direita na primeira fila; João Malcher – Conselheiro, Dilvo Caldato – Secretário Municipal de Meio Ambiente, Roger Coralie – Guyana Francesa, Itamar Silva – Presidente Consema, Benuá – Jornlista Francês, Helca Pereira – analista Ambiental da Secma, Vaníscia Oliveira – Coordenadora do departamento de Educação Ambiental da Secma e o Dionísio Almeida - ambientalista da Ong Araras, além de outros conselheiros do Consema e servidores da Secma na segunda fila.