segunda-feira, 6 de junho de 2011

GF CRIA GT PARA EXECUTAR A GESTÃO DA RIO + 20

Nesta terça-feira (7/6), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa da cerimônia de criação da Comissão Nacional e do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Brasil em junho de 2012. A solenidade está marcada para as 11h no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.

O decreto instituindo a Comissão e o Comitê será assinado pela presidenta Dilma Rousseff, e inclui a criação de uma Assessoria Extraordinária, no âmbito do MMA, para a conferência. O evento é reservado a convidados; jornalistas interessados em fazer a cobertura devem se credenciar junto ao Palácio do Planalto.

Além da presidenta Dilma e da ministra Izabella, participam da cerimônia o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o subsecretário-geral do Departamento Econômico e Social da ONU e coordenador da Rio+20, Sha Zukang.

Atribuições - A Comissão Nacional será co-presidida pelos ministros do Meio Ambiente e das Relações Exteriores e deverá promover a interlocução entre os órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Brasil na conferência da ONU.

O Comitê, por sua vez, ficará responsável pelo planejamento, organização e execução das medidas logísticas necessárias à realização da Rio+20 - inclusive a gestão de recursos e contratos.

Já a Assessoria Especial será o órgão de assistência direta e imediata à ministra do Meio Ambiente, com atribuição, entre outras, de coordenar a elaboração de estudos que subsidiem a formação das posições brasileiras nos principais temas da conferência, especialmente 'economia verde' e 'governança internacional para o desenvolvimento sustentável'.

(FONTE: ASCOM/MMA)

Nenhum comentário: