terça-feira, 8 de junho de 2010

DIREITOS HUMANOS E O GARIMPO DE SERRA PELADA



Nos dias 4, 5 e 6 de junho aconteceu o Seminário "A EXPLORAÇÃO MINERAL NA AMAZÔNIA" debatendo os direitos dos Garimpeiros sofridos de Serra Pelada, povoado localizado no município de Curionópolis/Pa. Onde esta localizado a maior província mineral do mundo.
O seminário aconteceu por iniciativa dos movimentos Sociais localizados no povoado a exemplo do MTM-Movimento dos Trabalhadores em Mineração; UNGB; CNSC; MST; ONGs e Coordenado diretamente pelo gabinete do Senador José Nery (Psol/Pa). Apesar de todos os Órgãos Governamentais; Federal, Estadual e Municipal terem sido convidados a participar, nenhum se fizeram presente, ao contrário tentaram esvaziar o evento conforme depoimentos de diversos palestrantes. Unica Autoridade presente ao evento que contou com a participação de mais de um mil garimpeiro, foi o Senador José Nery representando a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.
Várias lideranças Garimpeiras presentes debateram o assunto durante os três dias, dentre eles: Luiz da Mata; Etevaldo (MTM); Ednaldo; Pr. Alexandre; João Amaro Lepos (ex-presidente da Coomigasp);
Dentre as várias reivindicações das lideranças citamos; Retorno ao local de origem o marco LS1; Criação da reserva Garimpeira; Reconhecimento pelo GF dos valores retidos dos Garimpeiros a Caixa Econômica Federal e ao Banco Central; Implementação de Políticas Públicas como saúde, educação, segurança e saneamento básico no povoado pelos Entes Federados.


Nenhum comentário: